Veja as principais notícias do Brasil e do mundo...

Um Blog com Credibilidade.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Caminhões vendem alimentos fora do prazo de validade em Fortaleza

Produtos são oferecidos na rua, em veículo sem refrigeração.Médico alerta para risco de consumo desses alimentos

Vendedores oferecem produtos com validade prestes a vencer ou já vencidos a preços mais baixos, no meio da rua, em Fortaleza. A economia pode colocar em risco a vida dos consumidores.

Quando mais próximo da validade, mais barato é o produto. Entre eles, estão maionese e iogurtes vencidos.


Com uma câmera escondida, um caminhão-baú foi filmado estacionado em lugar proibido, em uma rua movimentada da capital cearense. Dentro dele, estão alimentos perecíveis que deveriam ser mantidos sob refrigeração.


O local é bastante procurado por quem quer economizar. E há concorrência. Os veículos chegam a fazer fila para vender os alimentos perecíveis. Um dos vendedores não usa nem camisa para atender os clientes.


A Vigilância Sanitária diz que não tem como fiscalizar esse tipo de comércio. A gerente em exercício da vigilância, Nádia Bandeira, diz que cabe ao órgão verificar locais estabelecidos, ou seja, aqueles que têm registro, como lanchonetes e supermercados.


O médico infectologista Anastácio Queiroz diz que, além do risco de problemas digestivos, causados por bactérias, alimentos perecíveis vendidos sem refrigeração ou fora do prazo da validade podem comprometer o sistema de defesa do organismo. "Isso pode reduzir o período de incubação de uma determinada infecção que teria um período mais longo, por ter um sistema imunológico exigido numa proporção maior do que se esperaria de um ser humano que leva uma vida normal e não se expõe muito."


Ainda não se sabe a origem dos alimentos vendidos pelos caminhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário