A estratégia da Rede Globo ontem, na estreia do reality "A Fazenda", da Record, pode ser comparada a uma miniatura de "jogo de guerra". A Globo mudou horários, cortou comerciais, emendou programas, interagiu apresentadores e terminou o embate com vitória absoluta, quase acachapante, sobre a rival Record.
A Globo passou a semana toda se preparando para a estreia de "A Fazenda". O reality fez boa "marola" na mídia nas últimas semanas, inclusive com uso de (muita) propaganda viral. A Globo sabia que o primeiro episódio (das 11 semanas) teria mais de duas horas de duração. Para enfrentar um produto tão comentado, a emissora carioca achou por bem não vacilar. Preparou uma sequência de enorme apelo popular na abertura do "Fantástico", quando o reality na Record começava.
Deu certo. Núcleos de programas como o esporte, o "Domingão do Faustão" e "Fantástico" trabalharam em sintonia visível a qualquer telespectador menos desatento.
Como foi o tabuleiro
O primeiro movimento no jogo foi da Record. Ela encurtou o programa vespertino de Eliana Dedinhos, iniciou um "Domingo Espetacular" enxuto às 17h e o emendou ao programa de Cabrini até quase 21h. E então estreou "A Fazenda".
A Globo já havia feito suas jogadas. Emendou futebol com Faustão, emendou "Faustão" com "Fantástico" (sem brheaks) e abriu com matéria saborosa sobre a Índia. Sem parar, colou aí matéria exclusiva com Pato e Stephany Brito (que sorte a Globo ter global namorando um Pato... rs), e ainda esticou com outra reportagem sobre o fenômeno Susan Boyle.
Nesse momento o placar registrava 26 pontos para a Globo, 14 para a Record e 13 para o SBT. Verdade seja dita, foi um dos únicos momentos em que o SBT chegou perto da Record no domingo.
Depois disso, a Globo manteve sempre de cinco a oito pontos de distância da vice Record. A verdade é que em nenhum momento a "Fazenda" ameaçou a líder.
E vocês, caros internautas, o que acharam do reality da Record. Dêem sua opinião no sistema de comentários da TV UOL, no programa Ooops!
Quem é Legal
"Sem Fronteiras", da Globonews
Hoje é um dos melhores produtos jornalísticos de toda a mídia brasileira. Um dos raros programas que fazem valer a pena ter TV por assinatura. A última edição, sobre a Coreia do Norte, merece aplauso. Clap! Clap! Clap!
Quem Irrita
NET
Que história é essa de tirar até dos pacotes "ultramegaplusblend" os canais Record News e Bandnews e CNN hispânica? Até pela nota acima, deduz-se que o jornalismo da Globo não precisa desse tipo de suposta facilitação da operadora contra a concorrência.
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segunda-feira, 15 de junho de 2009
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