Veja as principais notícias do Brasil e do mundo...

Um Blog com Credibilidade.

terça-feira, 2 de junho de 2009

CET diz que vai utilizar indicações de leitores do Blog para fazer reparo de placas






A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo gasta por mês R$ 150 mil para fazer a manutenção e a troca de placas de sinalização das ruas, praças e demais logradouros da cidade. A maior dificuldade neste trabalho, no entanto, não é o custo, mas sim a identificação dos locais onde há placas danificadas.

No dia 19 de maio, o Blog convidou leitores a sugerirem localidades onde havia placas de sinalização danificadas. Com as colaborações, foram mapeados 37 locais com problemas.
A CET elogiou a iniciativa do Blog. “Colabora no trabalho de identificar os problemas de sinalização e, deste modo, podemos agilizar a solução”, afirma a empresa, por meio de e-mail.







Uma das placas denunciadas pelos leitores do Blog, na esquina da Avenida Brigadeiro Faria Lima com a Avenida Rebouças, está danificada ao menos desde 19 de maio, quando o internauta Marcello Elias alertou para o problema.

Nem placas que informam limite de velocidade estavam sem problemas. Também no dia 19 de maio, o leitor Bruno Garcia avisou que havia uma placa do tipo danificada na esquina da Avenida Ceci com a Alameda dos Guaicanãs

Sendo responsável pela sinalização de trânsito, a CET acredita que poderia localizar mais rapidamente placas danificadas, se contasse com uma maior colaboração de moradores e motoristas de São Paulo. “O processo poderia ser ainda mais rápido caso os munícipes fossem orientados também a formalizar os pedidos por meio do link ‘Fale com a CET’ no site da companhia (www.cetsp.com.br) ou pelo telefone 1188 (24 horas por dia)”, esclarece. De acordo com a CET, a cidade de São Paulo possui 391.700 placas, divididas em dois tipos: regulamentação e advertência (sentido de direção das ruas, estacionamento proibido, curva acentuada, Zona Azul etc.) e orientação (nomes de pontes e viadutos, indicação quilométrica etc.). É feita a manutenção em 2.300 em média para garantir a visualização e a leitura. Por mês a CET providencia a recolocação de 1.200 placas, devido à deterioração do material, seja pelo uso ou pelo desaparecimento por possível furto.





“A substituição ou colocação da nova sinalização vertical, normalmente, é identificada pelos 1.900 agentes da CET ou ainda solicitada por munícipes. Caso se trate de uma placa prioritária à segurança viária, como as de regulamentação de mão de direção e contramão, a CET providencia a reposição da sinalização em um prazo máximo de 24 horas após a comunicação”, informa a assessoria da empresa. Para os demais tipos de placas de sinalização, há a necessidade da elaboração de um projeto, no qual deverá contar o tipo e o local da placa para a devida confecção e reposição da sinalização.

A CET esclarece que os prazos para a substituição variam conforme alguns fatores. São eles: Origem do pedido-- quando a solicitação chega por denúncia de um munícipe, é necessário enviar um técnico da CET ao local para verificar a situação e identificar exatamente qual a sinalização necessária. Esse procedimento toma mais tempo do que quando a falta de placa é identificada pelos próprios agentes da CET. Nesses casos, eles já fazem um croqui básico do local, especificando exatamente o que precisa ser providenciado. Disponibilidade da placa-- se a solicitação se refere a placas simples (proibido estacionar, rua sem saída, indicação de lombada etc.), a reposição é mais rápida, porque a CET têm essas em estoque. Porém, se for uma placa específica (orientação de percurso), é preciso elaborar a sinalização e isso leva tempo. Localização da placa-- quando o pedido se refere à substituição de placas que já existem e não estão mais lá ou estão danificadas, o processo é mais rápido porque a CET já tem o registro da sinalização que havia no local, e basta recolocá-la. Mas se a solicitação se refere à sinalização nova, é preciso enviar uma equipe ao local para identificar as necessidades e elaborar um projeto de sinalização. Esse procedimento demanda mais tempo.

Por esses três motivos, os prazos para solicitações de mudanças, reparos ou recolocações de placas variam, alega a CET.A CET lembrou ainda que se a placa for danificada por terceiros, como no caso de uma batida de carro ou caminhão, como ocorreu com muitas das placas indicadas pelos leitores e fotografadas pelo Blog, o motorista – ou cidadão que for flagrado cometendo o furto – pode ser responsabilizado e, desta forma, ter de pagar pelo reparo da placa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário